Gostava de perceber melhor como escolher um painel LED, mas não sabe por onde começar? Não tem problema, a NetScreen preparou umas dicas para o ajudar!
O que é um painel LED?
Um painel de comunicação LED é um equipamento digital que tem a capacidade de formar imagens e/ou vídeos a partir de pequenos LEDs conectados a placas eletrónicas.
Estes suportes comunicacionais são cada vez mais comuns e integram-se no conceito de publicidade DOOH – Digital Out Of Home, que se traduz em publicidade digital fora de casa. Por serem equipamentos versáteis, possuem vários tamanhos, formas e feitios, além da possibilidade de serem instalados em ambientes indoor e outdoor.
Como escolher o melhor painel LED?
Os painéis LED, como referido anteriormente, são equipamentos versáteis, sendo que podem ser facilmente adaptados aos mais variados tipos de necessidades.
Por este motivo, é conveniente que identifique as suas necessidades de modo a escolher a melhor opção para o seu negócio:
- Local de instalação
Definir onde vai instalar o seu painel é o primeiro passo. Isto porque a localização e o espaço são os maiores influenciadores das características do seu futuro equipamento LED.
Tenha em consideração se vai ser instalado num meio outdoor ou indoor. A identificação do local permite avaliar a necessidade de proteção que o painel necessita ter, tal como a intensidade do brilho.
Além deste aspeto, tenha também em atenção para que tipo de público vai comunicar e se este passa pelo local frequentemente.
- Índice de Proteção
Dependendo do local de instalação do equipamento, é necessário verificar a possível exposição ao vento, pó e água, uma vez que estes elementos podem comprometer a durabilidade do painel LED.
O índice de proteção, por norma, encontra-se identificado pela sigla IP seguida de dois números, por exemplo IP65. Estes números indicam o nível de proteção, sendo que o primeiro é referente à proteção de resíduos sólidos e o segundo a líquidos.
Para um painel outdoor, já que está exposto aos elementos de erosão climatérica constantemente, necessita de um IP elevado, sendo recomendado um índice de proteção de, pelo menos, IP65. Para um painel instalado indoor, um índice de proteção IP21 garante maior durabilidade ao seu suporte comunicacional.
- Distância entre painel LED e público
A distância entre o equipamento e o público é uma variante a ter especial atenção. Esta distância, a par da referência de tamanho do painel LED, influencia o número de pixéis necessários.
Além disto, a distância vai permitir regular outras condicionantes, como o nível de brilho. Um bom cálculo permite uma poupança considerável no valor final do seu equipamento.
- Número correto de pixéis
Um pixel é um pequeno elemento do painel LED que, quando instalado, emite luz de diversas cores e a união entre vários pixéis forma uma imagem.
Existem fórmulas especialmente preparadas para ajudar a definir o número de pixéis necessários para um painel LED. O tamanho do equipamento, a distância do público e o brilho são apenas algumas das condicionantes a ter em conta.
Porém, a base de raciocínio é simples. Um maior número de pixéis vai proporcionar uma maior resolução de imagem. Quanto mais próximo o público estiver do painel, mais pixéis. Quando mais longe, menos pixels.
Em informações mais técnicas pode encontrar o termo pitch ou pixel pitch. Estas nomenclaturas definem a distância em milímetros do centro de um pixel até ao pixel adjacente. Assim, um pixel pitch menor equivale a uma resolução melhor e vice-versa.
- Brilho adequado
A experiência visual do público é fundamental e para isso é importante a escolha certa do brilho do seu equipamento. Um brilho em excesso pode causar desconforto ao espetador, tal como um painel sem brilho pode ficar demasiado escuro, comprometendo a visibilidade da sua comunicação
Variantes como o local de instalação, distância entre o equipamento e o público são fundamentais.
- Tipo de conteúdo
A sua maior preocupação é o budget e tem um orçamento limitado? Definir corretamente o tipo de conteúdos que vai comunicar pode ajudar a baixar o preço do seu futuro equipamento.
Se tiver intenções de comunicar conteúdos mais informativos, onde exista a necessidade do público ler a informação, deverá escolher um painel com uma resolução maior. Se o seu conteúdo incluir elementos mais gráficos ou animados, poderá optar por um equipamento com menor resolução.
Os motivos para investir num painel LED
Já sabe como escolher o melhor painel LED? Conheça também aqui 6 motivos para investir no seu.
- Destaque o seu local com conteúdos dinâmicos em movimento.
- Adicione um toque de modernidade ao seu negócio.
- Uma solução económica para a comunicação de longo prazo.
- Capta a atenção até dos clientes mais distraídos.
- Produção e gestão de conteúdos de forma fácil e intuitiva.
- Comunicação de várias campanhas em simultâneo.
Agora que já sabe como deve escolher, pode simular o seu painel LED no site da netscreen.